quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

   Sesimbrenses ilustres   
Adelino José de Carvalho
um azoiano pioneiro do desporto em Sesimbra
 

Adelino José de Carvalho nasceu na Azoia, no dia 28 de Abril de 1895, filho de Sebastião Marques e Mariana da Conceição. Casou com a sesimbrense Maria Albertina Carapinha.

Fez a escola primária em Sesimbra, deslocando-se diariamente desde a Azoia. Trabalhou como marçano no comércio da vila, onde depois se veio a estabelecer com loja de fanqueiro e retrosaria. A sua "Loja do Povo", na Rua Cândido dos Reis, foi um dos estabelecimentos comerciais de maior qualidade em Sesimbra, cuja tradição ainda persiste na "Loja do Zé João", o qual iniciou a sua actividade comercial, também como marçano, sob a "protecção" do mestre Adelino.

Adelino José de Carvalho destacou-se sobretudo na promoção do desporto em Sesimbra, do qual foi pioneiro e um dos mais persistentes organizadores. Dedicava uma especial atenção às leis e regulamentos desportivos, ajudando a fundamentar uma prática desportiva transparente, aquilo que hoje se designa como fair play.

Foi fundador do União Futebol Sesimbra, em 1915, do qual era o sócio n.º 1. Uma das grandes inovações deste clube foi a criação dum campo de jogos na Vila Amália, que passou depois para o Grupo Desportivo de Sesimbra, em 1947, quando se deu a agregação dos clubes União, Azes e Vitória.
 
Anúncios da "Loja do Povo".


A dedicação de Adelino José de Carvalho ao União chegava ao ponto de, para além das tarefas directivas, se ocupar diligentemente da manutenção do campo de jogos, sendo frequente vê-lo, "solitário e diligente, serrando, pregando, pintando as ripas carecidas de arranjo, ou de pá e picareta removendo terras ou regularizando valas. E não era apenas o trabalho que oferecia, o que já não seria pouco, mas também a ferramenta e os materiais necessários". (1)

Igual dedicação votou ao Grupo Desportivo de Sesimbra, tendo liderado, juntamente com José Franco Cheis, a iniciativa de construção de um ringue da patinagem, inaugurado em Outubro de 1947, com a presença do Diretor-Geral dos Desportos, Sacramento Monteiro. No acto de inauguração, Joaquim Pinto Braz, salientando que se tratava de uma "obra de dois bons desportistas sesimbrenses", destacou especialmente Adelino José de Carvalho, classificando-o como o "percussor dos desportos em Sesimbra, a quem o Grupo Desportivo de Sesimbra quer testemunhar a sua gratidão, dando o seu nome ao Ring, não só pelo que acaba de realizar, mas ainda pela larga campanha ao serviço do desporto".
Placa inaugural do recinto de patinagem.


Já na última assembleia geral do União, antes da "fusão" dos clubes, fora prestada uma especial homenagem ao senhor Adelino, classificando-o como "o mais antigo desportista sesimbrense".

Adelino José de Carvalho teve também papel de destaque noutras colectividades associativas, tendo presidido à direcção da Sociedade Musical Sesimbrense, em 1945. Foi um dos fundadores do Clube Naval de Sesimbra. Fez ainda parte, como representante do Comércio, da "Comissão de Iniciativa" formada em 1937, para desenvolver o turismo sesimbrense.
João Augusto Aldeia



(1) O Sesimbrense de 21-Julho-1977 [ Leia AQUI ]