sexta-feira, 8 de julho de 2016

Forte do Cavalo:
primeiro parque municipal de campismo em Portugal
Campistas na Mata do Forte do Cavalo
(imagem cedida por Luís Filipe Cagica Pinto.)
.
A partir da década de 1930, a Câmara Municipal de Sesimbra iniciou um extenso programa de arborização, para "repovoamento florestal das escalvadas encostas que emolduram esta vila". A zona em redor do Forte do Cavalo (ou de S. Teodósio), foi uma das áreas escolhidas para este programa de arborização, nascendo assim a Mata do Forte do Cavalo. Quando o turismo se começou a popularizar em Sesimbra, foi ali que se instalaram muitos campistas, sobretudo depois que a construção do molhe do porto de abrigo criou a "praia da doca".

Formada em Dezembro de 1951, a Liga dos Amigos do Castelo de Sesimbra teve como uma das suas primeiras iniciativas, a de dotar a Mata do Forte do Cavalo com instalações de apoio aos veraneantes que ali acampavam. A Câmara construiu o equipamento, a partir dum projecto oferecido por João Baptista de Gouveia ("Jojó"), membro da Liga, incluindo: instalações sanitárias, duches, amplos lavatórios e um grande piso exterior abastecido por quatro torneiras, para lavagens diversas.

As instalações foram inauguradas em 31 de Agosto de 1952, com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Campismo, Júlio Rodrigues, e do vogal da mesma Federação, Lyon de Castro. Estiveram também presentes: Carlos Freire (director da revista Campismo), Fernando Alves (presidente do Clube de Campismo do Barreiro), João Saldanha (Grupo Estrela), Francisco Abreu (Clube Campista de Lisboa) e Giordano da Saúde (Secção Campista do Grupo Desportivo da Cova da Piedade). Nessa altura, o jornal O Sesimbrense referiu que aquele melhoramento era "o início do arranjo da mata e da sua adaptação a verdadeiro parque de campismo" [O Sesimbrense n.º 37, II série, 7-9-1952]

Poucos dias depois, a Federação Portuguesa de Campismo comunicou à Câmara Municipal de Sesimbra que os seus corpos gerentes tinham aprovado por unanimidade um voto de agradecimento à Câmara "pelas obras realizadas no primeiro parque Municipal de Campismo do País" (1).

Já em 1953, o Club de Campismo de Lisboa comunicou à Câmara de Sesimbra a deliberação da sua Assembleia Geral de "um voto de agradecimento pela brilhante obra realizada em prol do Campismo Nacional na Mata do Forte do Cavalo".




(1) - A Federação Portuguesa de Campismo fora fundada em 1945, e foi devido aos seus esforços que se criaram os primeiros parques campistas em Portugal, nomeadamente o parque da Costa de Caparica, em 17-6-1952, num pedaço de mata nacional cedido à Federação, devido a diligências de Francisco Lyon de Castro. O primeiro parque de campismo de iniciativa municipal, no entanto, foi o de Sesimbra.